Como consultar preços de carros na Tabela Fipe

Se você ainda não ouviu falar dela, logo ouvirá quando for procurar um carro para comprar, vender ou na hora de fechar um seguro auto. A Tabela FIPE é uma tabela de valores médios de todos os modelos de carros vendidos no Brasil.

Se você ainda não ouviu falar dela, logo ouvirá quando for procurar um carro para comprar, vender ou na hora de fechar um seguro auto. A Tabela FIPE é uma tabela de valores médios de todos os modelos de carros vendidos no Brasil. A sigla vem da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, uma organização que possui parceria com o departamento de economia da FEA-USP. Juntas, elas fazem diversas análises de pesquisas econômicas e sociais, que ajudam a criar o padrão nacional para os preços de carros no país.

Por onde começar?
Você pode consultar os valores dos carros no próprio site da FIPE, neste link aqui. Na opção “Consulta de Carros e Utilitários Pequenos” é só preencher os campos de acordo com os seus interesses: o período, a marca, o modelo e o ano. Dá também para baixar o aplicativo e ver pelo seu celular. É o mesmo esquema.

Além do preço básico
Ao saber do preço médio do seu veículo, você já tem um parâmetro para revender ou comprar. De acordo com a equipe da Tabela Fipe: “não são considerados [no valor] quilometragem, pinturas especiais, opcionais e estado de conservação em geral. Por isso, na hora de negociar, o preço pode variar por alguns desses exemplos”.

Mas… E o seguro?
A tabela FIPE também é usada como referência para calcular o valor da indenização do seu carro dentro do Seguro Auto. Funciona assim: ao fechar o seu contrato, você pode definir o quanto quer receber de indenização entre 100% e 110% dentro do valor de referência.

As regras variam, mas na Youse as coberturas de incêndio, alagamento e outros eventos naturais, batida com perda total, roubo e furto cobrem 100%. Outra coisa para ficar atento: ao receber a sua indenização, você receberá o valor do mês da tabela, que também pode variar. Ou seja, se, por exemplo, houve um furto no mês de julho, você receberá a indenização no mês de agosto, com o valor da Tabela FIPE do mês de agosto.

Divulgação.

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos