Cresce busca por profissionais voltados para tecnologia

Até 2023, uma das profissões com maior demanda de profissionais será a de Condutor de Processos Robotizados. Segundo o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 feito pelo Senai, haverá aumento de 22,4% no número de vagas disponíveis para esta profissão. Além disso, também crescerá a procura por pesquisadores de engenharia e tecnologia e profissionais de planejamento, programação e controles logísticos.
Para suprir essas necessidades é fundamental que os trabalhadores se qualifiquem e se atualizem. No mercado de trabalho atual já é possível ver que a procura por profissionais que trabalham com tecnologia já é realidade. Existem oportunidades, mas falta mão de obra qualificada.
O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferece cursos de qualificação profissional, com o objetivo de capacitar trabalhadores. Com foco na transformação digital, indústria 4.0 e cultura maker, a unidade Dr. Celso Charuri, localizada em Curitiba, oferece cursos como Lógica da Programação I e II e Programação de Jogos Digitais, além de Desenvolvimento de Sistemas – ênfase na indústria 4.0 (Tech IT), com foco em novas tecnologias. “O profissional do curso Tech IT, por exemplo, será um desenvolvedor de soluções tecnológicas, que além de ter competências técnicas e soft skills, terá formação em internet das coisas, big data, cibersegurança, liderança, colaboração e criatividade”, explica Berenice Happel Cavalheiro, gerente da unidade.

 

Fiep

 



Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos