E-commerce ajuda no início de pequenos empresas

O mercado de E-commerce segue em crescimento constante, atraindo milhares de pequenos empresários. A previsão é que o setor fature R$77,5 bilhões até o fim de 2018. Em relação ao ano passado, isso representa um crescimento de 20,9%. Segundo especialista em E-commerce Bruno de Oliveira, o momento é ideal para começar a empreender: “O importante é tirar as ideias do papel. O mercado está aberto para boas ideias e é possível ter um bom retorno de vendas com baixo investimento inicial”, afirma.

De acordo com uma pesquisa do Sebrae, hoje o Brasil já tem mais de 50 milhões de empreendedores. Vender online é uma oportunidade para pequenos empresários mudarem de patamar financeiro e melhorarem sua qualidade de vida e de suas famílias.

É o caso de Cleide Oliveira, dona da Zambeze. Com dificuldades em vender em sua loja física, que trabalha com bolsas e calçados femininos, ela viu no E-commerce a possibilidade de ganhar mais dinheiro e expandir o alcance da marca. Em seis meses, o faturamento referente às vendas online superou o do ponto físico, que existe há 15 anos. Hoje, a empreendedora recebe mais de 600 pedidos mensais e fatura cerca de R$70 mil por mês.

Outra empreendedora que enxergou no comércio eletrônico uma oportunidade de mudar sua vida foi Adriana Paes. Depois de ser demitida, ela passou a buscar uma nova fonte de renda. Como seu marido já vendia queijos de forma autônoma, decidiu criar Oprovolone, uma loja online que vende apenas queijos desidratados. Hoje, as vendas online são a principal fonte de renda da família. A loja passou a comercializar 140 kg do produto por mês, o que representa um aumento de 55% no volume de vendas, quando comparado com o período anterior à entrada no E-commerce.

De acordo com o especialista e fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, o segredo do sucesso de ambas as empreendedoras e de vários outros brasileiros que conseguem mudar de vida por meio do E-commerce é ter uma estratégia bem definida: “Muita gente acha que ter um E-commerce é só criar uma loja virtual e sair vendendo. Isso não é verdade. A realidade é que o sucesso aparece para aqueles que se preparam, estudam o público-alvo com atenção e identificam boas oportunidades de mercado”.

Para ajudar empreendedores a começarem seus próprios negócios, Bruno de Oliveira lançou seu livro Crie Seu Mercado no Mundo Digital, em que ensina estratégias autorais para vender online. Todo o conteúdo é baseado em seus 18 anos como profissional de E-commerce e no ensino voltado ao mercado virtual. O livro já está disponível em todas as livrarias e você pode comprá-lo aqui.

 

Redação Paraná em Fotos

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