Ferramentas de planejamento de conteúdo para o Instagram

Agendar publicações, criar imagens e vídeos visualmente bonitos de forma rápida e analisar relatórios são algumas das atividades que podem otimizar o tempo de produção de quem trabalha produzindo conteúdo para o Instagram.

O Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade para as marcas estarem: 80% das contas que existem na plataforma seguem pelo menos uma empresa

As redes sociais são ferramentas indispensáveis para qualquer empresa que visa se consolidar no mercado hoje em dia. Aumentar a visibilidade do negócio e gerar tráfego é um dos maiores benefícios trazidos pelos canais sociais, de acordo com estudo da Social Media Examiner realizado em 2014. Nesse mesmo ano, 92% dos profissionais de marketing já afirmavam que as redes sociais eram importantes para o negócio.

Mas nem tudo são flores: fazer um bom planejamento de mídia e gerenciar as redes pode ser uma tarefa difícil, principalmente para equipes pequenas. Prova disso é que 42% dos usuários que fazem reclamações por mídias sociais esperam que as empresas respondam suas questões em até 60 minutos.

Tendo atingido recentemente a marca de 1 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das principais redes sociais da atualidade para as marcas estarem: 80% das contas que existem hoje em dia na plataforma seguem pelo menos uma empresa.

A ajuda de ferramentas para mídias sociais que automatizam trabalhos repetitivos e em grande escala acabam sendo uma boa solução para otimizar tempo de trabalho. Confira algumas dessas ferramentas que podem ajudar no seu desempenho como social media do Instagram:

 

Banco de imagens gratuito

Como o Instagram é uma rede movida estritamente por fotos e vídeos, ter um banco de imagens gratuito sempre à mão pode facilitar bastante o trabalho.

Na impossibilidade de produzir uma foto exclusiva, é possível fazer pesquisas com palavras-chave nos bancos de imagens disponíveis na Web e encontrar fotos que combinem com a estética do feed do perfil em questão. Fazer buscas por termos em inglês facilita o encontro de resultados, já que a maioria desses sites foram produzidos fora do Brasil.

Agendar publicações

Boa parte do tempo gasto nas ações voltadas para o Instagram é utilizado para postar as fotos, vídeos e Stories já prontos na rede. Uma das formas mais eficazes de otimizar esse tempo de trabalho é agendando posts no Instagram.  

Com o Postgrain, é possível adiantar todo o conteúdo planejado e deixar tudo agendado, economizando o tempo de postagem para cuidar de outras coisas. Além disso, a plataforma ainda permite o gerenciamento de vários perfis ao mesmo tempo e manutenção do relacionamento com o público, com a possibilidade de responder DM’s e comentários, tudo na facilidade do computador.

Criar designs de forma rápida

Quando uma imagem só não é suficiente para passar a mensagem, produzir uma arte com textos, ilustrações ou gráficos pode ser a saída. O Canva é uma plataforma disponível na Web e em aplicativo para celular que permite a criação de conteúdos visuais, com imagens, ícones e gráficos de forma simples e intuitiva.

É possível escolher a dimensão da imagem que será produzida (para posts no feed comum ou no Stories) e utilizar elementos já disponíveis na plataforma. Por ser uma ferramenta intuitiva, qualquer pessoa consegue utilizar e produzir artes para o Instagram em questão de minutos.

Aplicativos de edição de Stories

Pelo menos 300 milhões de usuários utilizam o Instagram Stories todos os dias. O número prova que além do feed comum, é muito importante que as empresas e marcas apareçam na barra de histórias também.

Hoje em dia é possível baixar e ter na facilidade do celular diversos aplicativos para ajudar na produção de conteúdos de qualidade. Eles permitem a criação de fotos e vídeos na vertical com trilha sonora escolhida pelo próprio usuário, textos em movimento com fontes diferentes das do Instagram, além de ajustes de cor do vídeo. Ferramentas indispensáveis para quem deseja se destacar na plataforma.

Instagram Insights

Análise de dados é um dos processos mais importantes de uma estratégia de marketing. E com as redes sociais não é diferente. A notícia boa é que o Instagram disponibiliza um recurso gratuito de análise de resultados para contas de negócios dentro da própria plataforma.

O Instagram Insights permite a coleta de dados de alcance, impressões, interações, visualizações e visitas de cada conteúdo postado. Além disso, o recurso revela em quais horários os seguidores estão mais ativos, dando dicas dos melhores horários para postar no Instagram.

Conclusão

Trabalhar com mídias sociais tem sido cada vez mais difícil a medida que as possibilidades de marcar a presença online só aumentam. Fazer todos os trabalhos necessários de forma manual pode acabar com o tempo de produção completamente.

Por ser uma plataforma que apela para o visual, o Instagram exige que o tempo gasto na produção de conteúdo seja bem aproveitado para conseguir que um conteúdo se destaque no meio de milhares.

A incorporação de ferramentas que visam automatizar tarefas simples como agendar posts, criar imagens e vídeos visualmente bonitos e analisar relatórios pode ser a saída para otimizar o tempo de produção de quem trabalho com o Instagram.

 

Divulgação Canva.com

 

Redação Paraná em Fotos

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