Governo enviará nova PEC para incluir sistema de capitalização na Previdência, afirma Onyx

Modelo funciona como uma espécie de poupança individual feita pelo trabalhador para garantir a aposentadoria no futuro
O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou neste sábado (10) que o governo vai enviar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) à Câmara dos Deputados, “dentro das próximas semanas”, para incluir o sistema de capitalização no sistema previdenciário. Esse ponto ficou de fora do texto aprovado por deputados e enviado ao Senado.
O sistema de capitalização é uma espécie de poupança individual feita pelo trabalhador para garantir a aposentadoria no futuro. Atualmente, o modelo vigente no Brasil é o de repartição, no qual os trabalhadores em atividade pagam os benefícios de quem já está aposentado.
Segundo Onyx, houve uma conversa sobre o assunto com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele também declarou que a nova PEC será o grande futuro do Brasil, não apenas na questão previdenciária, mas também como instrumento de ampliar a poupança interna.
Até então, a ideia era incluir o modelo de capitalização na chamada “PEC paralela” que deve começar a tramitar no Senado em breve, simultaneamente ao texto de reforma da Previdência aprovado na Câmara dos Deputados.



Agência do Rádio

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos