Governo inaugura a Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Presidente Bolsonaro aciona última turbina para conclusão do empreendimento
Usina Hidrelétrica Belo Monte entrou em plena operação transformando-se na maior hidrelétrica 100% brasileira e quarta maior do planeta. O presidente Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro fizeram o acionamento simbólico da 18ª turbina da Casa de Força Principal da Usina, a que faltava para o empreendimento estar totalmente operacional.
É motivo de orgulho a inauguração da hidrelétrica totalmente brasileira, uma das maiores do mundo. É um marco histórico para o nosso país”, comemorou o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, durante a cerimônia em Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, onde está localizada a Usina. “São mais de 11.000 megawatts de geração de energia limpa e renovável, que se somam à nossa matriz de energia elétrica, considerada a mais limpa e diversificada”.
Ao todo Belo Monte tem capacidade instalada de 11.233,1 MW, o que representa 7% da capacidade total da produção brasileira de energia e quantidade suficiente para abastecer 10% do consumo no país. Cada uma das 18 unidades da Casa de Força Principal é capaz de gerar energia para alimentar uma cidade de 1.5 milhão de habitantes. Na Casa de Força Complementar estão outras seis unidades menores, com capacidade de geração de 38,85 MW cada.
Arriscaria dizer que temos 18 Angra 1 aqui. Isso mostra o potencial, a grandeza e o tamanho [da Usina Hidrelétrica de Belo Monte]”, destacou o presidente da Norte Energia, consórcio de empresas responsável pela Usina, Paulo Roberto Ribeiro Pinto. Segundo o presidente da Norte Energia, o compromisso é gerar energia limpa e sustentável para todo o país.
História de Belo Monte
Em abril de 2010 ocorre o leilão de concessão para a construção e operação da Usina Hidrelétrica de Belo Monte por um período de 35 anos. As obras se iniciaram em junho de 2011 e neste ano foram iniciadas as operações comerciais das unidades geradoras 13, 14, 15, 16, 17 e 18, inaugurando totalmente a Usina.
Durante a obra foram gerados mais de 30 mil empregos diretos. “Somos gratos a cada um dos trabalhadores”, agradeceu o presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior.
Com dois reservatórios interligados por um canal de 20 quilômetros de extensão, Belo Monte é uma usina a fio d´água, diminuindo o impacto ambiental e aumentando a proteção social com a redução da área alagada para um total de 478 km². Nenhuma terra indígena sofreu alagamentos com o projeto. “O concreto aplicado em Belo Monte é suficiente para construir 37 Maracanãs”, ressaltou o ministro Bento Albuquerque.
O complexo hidrelétrico conta ainda com outras duas estruturas: os Sistemas de Transposição de Peixes e de Embarcações, responsáveis pela migração das espécies pelo barramento e pela navegabilidade na margem direita do Rio Xingu.
Compensação Ambiental
Para compensar o impacto ao meio ambiente, o consórcio Norte Energia já realizou mais de cinco mil ações nos últimos nove anos em cinco municípios da região onde se encontra Belo Monte, totalizando R$ 6.3 bilhões em investimentos.

Secom

Deixe uma resposta