Procedimentos para solicitar o passaporte

 
O passaporte é o principal documento de identificação pessoal para quem viaja de um país para outro. Assim, para viajar ao exterior, é necessário providenciá-lo caso ainda não possua ou emitir um novo, caso ele esteja com data de validade expirada.
Mas como proceder? É preciso pagar alguma taxa? A emissão é demorada? São essas e outras questões que abordaremos neste artigo. Acompanhe!
Como obter o passaporte
No Brasil, a emissão do passaporte é uma responsabilidade da Polícia Federal.
Como há necessidade de uma sequência de procedimentos, não é possível determinar um prazo exato para que todo o processo se complete. Por essa razão, convém cuidar desse assunto com antecedência.
Para solicitar o passaporte, é preciso:
1) Verificar a documentação necessária
Será preciso apresentar:
– Um documento de identidade ( RG, Carteira de Habilitação, carteira de Trabalho ou uma carteira funcional legalmente reconhecida);– CPF, caso a numeração não conste no RG ou na CNH apresentada;– Certidão de casamento, para casos de mudança do nome;– O certificado de naturalização, para quem tem essa condição;– O passaporte anterior, caso tenha.
Além disso, é fundamental estar em situação regular em relação à justiça eleitoral e ao serviço militar.
2) Preencher o formulário de emissão de passaporte
Esse formulário está disponível no site da Polícia Federal, para preenchimento online. São quatro telas, em que serão solicitados dados pessoais, documentos e dados adicionais, como endereço, e-mail e profissão.
Ao final do preenchimento, serão fornecidos o protocolo de atendimento e a GRU (Guia de recolhimento da União).
3) Pagar a GRU
De posse da Guia, basta pagar na rede bancária (ou em uma casa lotérica) até a data de vencimento estabelecida. Seu valor atual é de R$ 257,25. Caso perca a data de vencimento, pode-se reemitir a guia.
4) Agendar o atendimento pessoal na Polícia Federal
Com o pagamento efetivado, deve-se ir novamente ao site da Polícia Federal e acessar o link para Agendamento de Atendimento. É necessário informar o CPF, o número do protocolo e a data de nascimento.
O site fornecerá uma relação de locais, datas e horários disponíveis. Basta escolher a opção mais conveniente.
No dia, horário e local agendado, o solicitante deve se apresentar. Sugere-se chegar com alguma antecedência e levar os documentos originais, o protocolo de atendimento, o comprovante de pagamento da GRU e o comprovante de agendamento.
Durante o atendimento, a Polícia Federal deve conferir os dados preenchidos no formulário online, coletar as impressões digitais e tirar a foto facial.
5) Retire o passaporte emitido
O prazo para que a Casa da Moeda faça a emissão do passaporte é de seis dias úteis. Quando o documento estiver disponível para retirada, o solicitante é notificado por e-mail e tem até 90 dias para buscá-lo, no mesmo local em que fez a solicitação. É necessário comparecer pessoalmente, pois alguns procedimentos ainda poderão ser solicitados, como a assinatura.

clubecandeias.com/

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos