18 de abril de 2024
SAÚDE

Rádio peão – não dê ouvidos à maldade alheia


Por Eloi Zanetti
Ela está em toda parte: nas empresas de todos os portes, nas universidades, na vizinhança, entre as famílias, os amigos e os inimigos, nos canteiros de obra, no chão de fábrica – (daí o nome) – e, principalmente, no ambiente governamental. Também corre solta entre os políticos que a alimentam e usam como arma torpe contra os seus adversários e desafetos.
Boatos e maledicências andam céleres e tal qual a velha brincadeira infantil do telefone sem fio começam de um modo para logo serem desvirtuadas e chegarem diferente das suas versões originais ao final da linha. O falatório, o disse-me-disse, o diz à boca-pequena, ouvi dizer não sei de quemmas é a mais pura verdade que… Aí é que está o perigo, já saem deformados de nascença e viram monstros ao passar de um ouvido para o outro. As novas redes sociais, principalmente o Facebook e o WhatsApp, são terrenos férteis para se desenvolverem com velocidade.
É muito difícil saber quem começa a espalhar um boato, pois fofoqueiros existem em todos os ambientes. A característica do seu comportamento é previsível. Eles sempre sabem das coisas, juram que a fonte é fidedigna, não se dão ao trabalho de checar a origem e a veracidade do fato – simplesmente repassam o que ouviram de forma deturpada sem perceber o estrago que causam à imagem da empresa ou daquele que foi atingido.
As pessoas adoram a rádio peão, principalmente as do escalão mais baixo das hierarquias. Os motivos da sua existência são vários, quase todos calcados nas nossas inseguranças e fraquezas: medo da perda do emprego, o ressentimento por não receber a promoção almejada, uma vingancinha ao chefe autoritário e a perda de privilégios. Ela retrata a fragilidade dos relacionamentos humanos mal administrados; alimenta-se da inveja, da maldade; expõe vilania, covardia. Ou, muitas vezes, é simplesmente resultado da ingenuidade.
Nas empresas uma das formas mais práticas de atenuar fofocas é promover o contato pessoal do “chefão” com o resto da turma para os devidos esclarecimentos. Prepare um café da manhã ou um happy-hour para expor os assuntos da maneira mais transparente possível. Criado o ambiente, procure fazer com que aflorem perguntas a respeito dos comentários que estão circulando. Jamais devemos subestimar o poder da fofoca e da maledicência em promover estragos; precisamos estar atentos para que não cresçam.
Questões maldosas, maliciosas e delicadas precisam ser direcionadas para vir à tona; as pessoas podem estar receosas em expô-las. Combine algumas perguntas previamente com alguém de confiança para fazê-las. É sadio manter, de tempos em tempos, encontros entre funcionários escolhidos por suas importâncias na comunicação e a alta direção para esclarecer o que está acontecendo na empresa. Isto ajuda a diminuir a força dos boatos.
A forma mais brilhante que já vi sobre como acabar com a rádio peão foi a música “Disseram que voltei americanizada”, interpretada por Carmem Miranda, respondendo, na própria rádio, ao povo que começou a falar mal dela quando voltou dos Estados Unidos. Sua resposta é um primor de comunicação bem feita. Mostrarei algumas partes do texto, que virou música de sucesso. “Disseram que eu voltei americanizada… Com o burro do dinheiro, que estou muito rica. Que não suporto mais o breque de um pandeiro (…) E corre por aí que ouvi um certo zum-zum…. Que já não tenho molho, ritmo, nem nada (…) Mas pra cima de mim, pra que tanto veneno? E vai terminando a música com uma fina ironia, a arma dos inteligentes.
Ao perceber notícias ruins e mal intencionadas correndo dentro da empresa, cabe, na maioria das vezes, ao comunicador, atenuá-las. Empresas que trabalham de forma profissional e competente os seus assuntos de comunicação interna sofrem menos deste mal. A transparência da comunicação e a agilidade em expor fatos e esclarecer situações inibem o surgimento de boatos, não deixando campo propício para falação descabida.
Eloi Zanetti – especialista em marketing e comunicação corporativa, escritor, palestrante –eloizanetti@gmail.com