Startup gaúcha cria base de dados com informações financeiras de milhares de empresas

Com robôs focados em identificar demonstrativos financeiros de empresas, a Klooks recebeu investimento do Vale do Silício e criou a maior base de informações financeiras do Brasil

As principais plataformas de inteligência do Brasil e do mundo já integram nossos dados em suas soluções

A Klooks é uma startup gaúcha que recebeu investimento do Vale do Silício e é especializada na coleta e estruturação de dados financeiros de empresas. Seus robôs monitoram a internet 24/7 em busca de demonstrativos financeiros de empresas com capital fechado . Os dados são estruturados em um formato padrão a informação é vendida para grandes empresas, consultorias, fundos de investimento e grandes plataformas de inteligência de mercado internacionais (que antes não contavam com informações de empresas brasileiras).

Qual o tamanho da base de dados?Hoje a Klooks tem catalogadas 20 mil empresas sendo constantemente atualizadas por seus robôs. A estimativa é chegarem em 50 mil empresas a medida que forem integrando novas fontes de dados em seu universo de monitoramento.

Este tipo de informação tem diversas aplicações em campos da inteligência de mercado .

Inteligência competitivaSão diversas as aplicações destes dados com inteligência competitiva. Podem ser utilizados para a análise de market share , matriz swot , penetração de mercado e também para realização de análise de concorrentes e de benchmarks financeiros .

Inteligência comercialNa hora de prospectar empresas, não basta só filtrar as empresas por CNAE e montar listas de prospecção , é de suma importância priorizar os esforços e ir atrás das empresas com maior potencial de negócio primeiro. Priorizar empresas em crescimento ou de maior faturamento pode ser uma boa estratégia.

Análise setorialEquipes deplanejamento com frequência se deparam com decisões estratégicas do tipo “Devemos começar a prospectar o mercado de frigoríficos ou de bebidas?” e essa discussão geralmente acaba com alguém perguntando: “Como o mercado X está desempenhando?”. Através da inteligência financeira disponível na base de dados é possível responder essa pergunta com bastante facilidade. “Temos diversos clientes que utilizam nossa plataforma simplesmente para acompanhar como os mercados estão se comportando” diz Alexandre Abu-Jamra, um dos fundadores da empresa.

Análise de créditoPara analisar a capacidade de pagamento de clientes PJ e a capacidade de entrega de fornecedores, nada melhor do que uma consulta na sua espinha dorsal: seus demonstrativos financeiros.

M&A e Private EquityEscritórios de fusões e aquisições (M&A) e fundos de Private Equityestão constantemente em busca de novos targets para aquisição e venda de empresas, que costumam ter características financeiras bem singulares. Utilizar uma base de dados com informações contábeis de empresas facilita imensamente esse trabalho.

Estes recursos de inteligência de mercado estão disponíveis nas soluções da própria empresa mas também em grandes plataformas de inteligência como a Neoway, Capital IQ, S&P Global Market Intelligence, TTR, EMIS entre outros.

 

 klooks.com.br

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos