27 de julho de 2024
Memória

A chegada da Lambreta nos anos 1950

Em 1946,  após o final da Segunda Guerra Mundial, nasceu a Lambreta, que se transformou em um dos veículos mais populares na Itália. Em meio às destruições causadas pela guerra, uma fábrica de tubos de aço havia sido atingida por bombas.  O dono dessa fábrica, Ferdinando Innocenti, tinha a intenção de reconstruir a fábrica. E percebeu que precisava construir um meio de transporte barato e seguro para os Italianos. Innocenti achava que o veículo não poderia consumir muita gasolina, algo que estava escasso no país. Então ele se uniu ao engenheiro Pierlugi Torre, e começaram a idealizar o projeto da Lambreta.

Em 1947 a lambreta começou a ser produzida. A primeira versão foi chamada de Modelo Um, com 123 cilindradas. E fazia 33 quilômetros com apenas um litro de gasolina.

No Brasil a Lambreta foi o primeiro veículo nacional a ser produzida em série. Teve início como Lambretta do Brasil S.A – Indústrias Mecânicas, no de 1955. A produção aconteceu de 1955 até 1960.  No auge, 50.000 por ano eram fabricadas no Brasil. Foram lançados vários modelos e o último lançado foi o LI que tinha o câmbio de quatro marchas, e que foi o mais produzido no Brasil.

( Com informações do Portal Educação )

 

Conheça o grupo Memória da Motocicleta no Facebook, criado por este portal.

lambretta

 

 

Veja abaixo alguns antigos anúncios da Lambreta no Brasil, publicados entre os anos 1950 e 1960:

 

Anúncio na Revista “O Cruzeiro” em 1955.

 

Anúncio americano da Vespa sem data.

 

 

Clique aqui para encontrar outros grupos muito interessantes de memória.

 

 

 

 

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos