17 de abril de 2024
SAÚDE

A importância da educação financeira nas empresas

 

Empresas preocupadas com seus empregados estão investindo em Educação Financeira.

Altemir Farinhas

 

A Educação Financeira é a única solução para combater o endividamento, auxiliar na preparação para aposentadoria e ajudar aqueles que querem poupar e cuidar de seus investimentos. O endividamento das famílias brasileiras, o aumento da inadimplência, a grande devolução de cheques sem fundos, o crescente endividamento com cartão de crédito, os números que aparecem todos os dias nas mídias traduzem a necessidade de ajudar os empregados a gerenciar melhor suas finanças pessoais.

JUSTIFICATIVAS

“O perfil de endividamento das famílias brasileiras em abril/19”, elaborado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostra que o endividamento das famílias registra quarta alta consecutiva, alcançando a média de 62,7% do total das famílias brasileiras. Em março 63 milhões de brasileiros ficaram com o nome sujo ou inadimplentes, segundo dados do Serasa, é o maior patamar desde o início da série histórica, iniciada em 2016.

Pesquisa realizada pelo “The Employer’s Guide to Financial Wellness” 2019, nos Estados Unidos, comprova que pessoas com constante preocupação devido a falta de dinheiro são quatro vezes mais propensas à depressão tendo 3,4 mais chances de ter ansiedade ou ataques de pânico.

Ansiedade, medo e depressão, esses são apenas alguns dos sintomas vivenciados por milhões de endividados, na empresa isso aumenta o absenteísmo, drogadição, acidentes de trabalho, turnover e descontentamento com salários e benefícios.

O empregado não precisa estar “endividado”, se ele consegue apenas pagar as contas, não sobrando nada, isso gera muita insatisfação, é frustrante ser um ótimo profissional, mas não progredir financeiramente.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA, VANTAGEM PARA EMPRESA

Colaboradores motivados, se sentem valorizados e trazem maior retorno.

Eles não pedem demissão para tentar pagar dívidas, com isso a empresa não perde o investimento feito e nem clientes.

Melhora o ambiente de trabalho, menos reclamações quanto aos salários e benefícios.

 

EDUCAÇÃO FINANCEIRA, VANTAGEM PARA O EMPREGADO

Melhora a qualidade de vida presente e futura.

Ajuda a entender a necessidade de um planejamento financeiro familiar.

Para os que estão endividados, resolve problemas financeiros atuais e evita problemas futuros. Melhora a saúde física e emocional.

 

 

Altemir Farinhas é palestrante especializado em Finanças Pessoais, e autor do livro “Dinheiro? Pra que dinheiro?” 

Site: equilibriofinanceiro.com.br

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos