14 de junho de 2024
GERAL

Como o consumerismo mudou uma geração

A nova geração, identificada de Geração Z, é mais afetada do que as anteriores nas compras. Mas estas compras evidenciam que vão além das roupas, calçados e acessórios que sempre foram comuns entre as outras gerações.
Nascidos a partir de 1995, os nativos digitais nunca conceberam o planeta sem computador, telefone celular e internet. Karla Küster, consultora empresarial, pesa em alguns questionamentos que surgem em relação à diferença de costumes de consumo de uma geração criada por outra mais tradicional.
Confira os esclarecimentos da especialista:
1-Quais são as prioridades da Geração Z em relação ao consumo?
A geração Z é uma geração que consome experiência. Eles não querem somente um prato de doce, eles querem um doce de uma doceria com conceito diferente, com algum propósito social, e se tiver entrega delivery vai ser a doceria perfeita. Mas muitas vezes essa geração prefere uma viagem ou um show a um produto concreto, porque dessa forma eles conseguem viver a experiência que a compra traz.
2- Como a Geração Z toma decisões de compra e o que influencia suas escolhas?
A geração Z é a geração da tecnologia, da internet e das redes sociais. É a geração antenada no que acontece nas redes sociais pelos quais são muitas vezes influenciados. É uma geração que faz muitas compras on-line e a maioria define suas preferências pela opinião dos amigos e dos influenciadores da internet.
3-Que tipo de experiência de consumo a Geração Z espera das marcas e empresas?
A geração Z também é a geração que nasceu num momento em que muito se discutiu sobre responsabilidade social, quando se falou muito sobre inclusão social, diversidade, ideologia de gêneros e meio ambiente.
4- Como a tecnologia está mudando a forma como a Geração Z consome?
Diferente das gerações anteriores que gostam de ir às lojas físicas, a geração Z, por nascer na era tecnológica, preferem as compras virtuais. É a geração que nunca teve medo de colocar os dados do cartão de crédito na internet.
5- Quais as principais diferenças entre o consumo das outras gerações e da geração Z?
A geração Z gosta do consumo digital, é a geração que consome o streaming de música, vídeos e filmes, não gostam dos canais locais de televisão, preferem ficar maratonando séries aos finais de semana e normalmente estão com fones de ouvido, inclusive no ambiente de trabalho. Muitas vezes preferem ficar em casa ao sair para fazer compras, e mesmo pela internet pesquisam muito antes de comprar, pois querem produtos de qualidade e preços justos, pois é uma geração que valoriza o dinheiro.
Pode-se chegar a conclusão de que a geração Z valoriza um consumo sustentável e a transparência que as marcas passam. Isso faz com que eles procurem serviços que atendam suas exigências. Eles não querem apenas um produto, mas sim uma experiência para sentir que o valor que foi pago é justo, valeu a pena e pode ser repetido caso seja necessário.

– Liberação de imprensa