Como publicar livros empresariais e biográficos. Entrevista com Eduardo Sganzerla
A publicação de livros empresariais e corporativos é a especialidade do jornalista e escritor Eduardo Sganzerla. Ele criou a Editora Esplendor há 20 anos, depois de muito tempo de atividade nos grandes veículos de mídia brasileiros.
Eduardo Sganzerla tem uma longa série de publicações na área. O mais recente livro empresarial foi produzido para o Porto de Paranaguá, no Paraná.
O trabalho começou a partir de solicitações de empresários, políticos e profissionais que queriam registrar a sua história de vida, ou os momentos da história brasileira que vivenciaram. Ou ainda aos que pretendiam publicar os seus próprios livros, mas não conheciam o caminho.
Hoje a Editora Esplendor reúne profissionais da área de jornalismo, design, letras e cultura. E é especializada na produção de livros com base em pesquisas jornalísticas e históricas, com foco na qualidade dos produtos, e na precisão das informações. Já foram publicados cinqüenta títulos, das mais diversas áreas, com destaque para os livros institucionais de empresas, reportagens e biografias.
Eduardo Sganzerla é jornalista, escritor e publisher. Foi repórter e redator da “Folha de São Paulo” e editor e diretor da “Gazeta Mercantil”. Publicou uma dezena de livros autorais, entre os quais “Culinária Paranaense”, “Os últimos Artesãos”, “Darcy Casagrande – Biografia” “Curitiba Rural, Aromas e Sabores”, “Alimentos Orgânicos no Brasil – História, Cultura e Gastronomia”. Este último conquistou o 3º lugar, em Pequim, na categria Culinária Sustentável, do prêmio internacional Gourmand World Cookbook Awards 2014.