21 de agosto de 2025
ECONOMIA

Encontro do Setor de Transporte de Passageiros será em Curitiba

 

 

O Encontro Nacional do Setor de Transporte de Passageiros, que  acontecerá em Curitiba, vai discutir as tendências econômicas para o Brasil. O evento “Tendências” contará com palestras do economista Gustavo Franco e do consultor Arthur Igreja, e reunirá empresários e executivos do setor de todo o País no dia 1º de outubro.

Gustavo Franco integrou a equipe responsável pelo Plano Real, é professor de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e sócio da Rio Bravo Investimentos.  Já Arthur Igreja é autor do livro Conveniência é o Nome do Negócio, possui pós-graduação em Negócios Internacionais pela Georgetown University (EUA) e mestrado executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getulio Vargas.

As palestras vão abordar o futuro do transporte de passageiros diante da nova conjuntura econômica, incluindo os impactos do tarifaço norte-americano. O objetivo é oferecer informações e orientações práticas para os empresários. A programação também trará análises sobre medidas de defesa da categoria.

Segundo o presidente da Fepasc e organizador do encontro, Felipe Busnardo Gulin, os convidados apresentarão uma leitura da conjuntura nacional e estratégias para fortalecer o setor, com destaque para o combate à concorrência desleal.

Os organizadores lembram que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgou pesquisa indicando que as viagens interestaduais de ônibus transportaram 9 milhões de passageiros a mais no último ano em relação a 2023, o que representou crescimento de 24,9% no movimento.

Felipe Gulin reforça ainda a importância do setor:
“É uma atividade essencial para a integração do país e para regiões que ainda não contam com atendimento aéreo. Apesar disso as empresas de ônibus regularizadas ainda hoje precisam trabalhar em defesa deste setor, para que se mantenha o respeito à legislação”. 

O encontro deste ano é voltado a dirigentes e executivos de empresas operadoras, fornecedores, instituições financeiras e representantes do poder público. A programação inclui ainda temas como mobilidade, proteção ambiental e o papel do Estado no setor. E os maiores patrocinadores do “Tendências” deste ano são a CNT, Confederação Nacional dos Transportes; Marcopolo S.A.; Mercedes Benz do Brasil e Volvo do Brasil S.A. 

 

Curitiba, cidade-sede

Curitiba, sede do evento, consolidou-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Reconhecida pelo planejamento urbano e pela qualidade de vida, a capital paranaense atrai visitantes interessados em seus parques, áreas verdes, vida cultural e gastronomia diversificada.

 

 

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos