Portal Paraná Empresarial
PARANÁ

Farmácia do Paraná Digital ultrapassa 51 mil solicitações

Iniciativa do Governo do Paraná, desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Farmácia do Paraná Digital já registrou 51.948 solicitações de medicamentos desde o seu lançamento em 2021. Disponível em 43 municípios, o portal permite que cidadãos solicitem e renovem medicamentos de uso contínuo de forma on-line, eliminando a necessidade de deslocamentos até as farmácias.

Os medicamentos disponíveis para solicitação on-line são aqueles padronizados no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) e Elenco Complementar da Sesa. Envolvem o tratamento de mais de 100 doenças crônicas, incluindo artrite reumatoide, diabetes tipo 1, doença de Crohn, Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla, psoríase, entre outras.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou que a plataforma representa um avanço na modernização dos serviços públicos. “Este é o espírito da gestão eficiente e moderna, sob orientação do governador Ratinho Júnior: poder entregar para a população um serviço cada vez mais rápido, fazendo com que a inovação e a tecnologia possam diminuir distâncias na assistência ao serviço de saúde”.

A principal vantagem do sistema digital é a comodidade oferecida ao usuário. Embora o prazo de análise e liberação do medicamento seja o mesmo para os pedidos feitos online e presencialmente, a plataforma poupa o cidadão da necessidade de se dirigir a uma farmácia para iniciar o processo. Uma vez submetida, a solicitação digital entra na mesma fila de avaliação que os pedidos feitos fisicamente.

O acesso ao sistema é simples. O cidadão entra no site www.medicamentos.saude.pr.gov.br, faz cadastro na Central de Segurança do Governo do Paraná, informa seus dados, anexa documentação pessoal, além de prescrição médica, laudos e exames necessários, e faz a solicitação pelo sistema Farmácia do Paraná Digital.

A farmácia recebe e efetiva o cadastro no sistema gerencial Sismedex e o pedido entra na fila para avaliação e verificação da documentação e do cumprimento dos critérios para disponibilizar o medicamento. Após avaliação, se o pedido for aprovado, o cidadão é contatado para fazer a retirada do medicamento na Farmácia do Paraná.

Com a implantação do sistema, a ida presencial à farmácia diminui de maneira significativa. Na falta de algum documento, a solicitação é devolvida na própria plataforma da Farmácia do Paraná Digital para que a documentação completa seja anexada. Além disso, é possível verificar o status do pedido pelo sistema.

A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Sesa, Deise Pontarolli, reforçou a importância da gestão e da tecnologia para esse avanço. “A expansão da assistência farmacêutica é resultado de um trabalho focado na descentralização e na utilização de sistemas como o Farmácia do Paraná Digital, que agiliza o cadastro e o acesso aos medicamentos. Nosso objetivo é garantir que o paciente tenha o tratamento de forma contínua e facilitada”, explicou.

Pacientes que residem nos seguintes municípios podem utilizar a plataforma: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Apucarana, Araucária, Balsa Nova, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Cerro Azul, Cianorte, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Itaperuçu, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Piên, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Telêmaco Borba, Tijucas do Sul, Tunas do Paraná e Umuarama.

Para as demais localidades, a solicitação ainda ocorre de maneira presencial nas farmácias das Regionais de Saúde.

– AEN