29 de maio de 2024
SAÚDE

Fiep promove lançamento do Startup Smart Cities

 

Evento é gratuito e tem como foco levar startups inovadoras para serem aceleradas na Incubadora Sistema Fiep.

“As Cidades Inteligentes são o futuro do desenvolvimento social equilibrado”

As cidades sustentáveis unem qualidade de vida e desenvolvimento econômico por meio da tecnologia aplicada nas operações do dia a dia, como mobilidade e sustentabilidade. De acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2017, que traz indicadores que qualificam as cidades mais inteligentes do país usando 70 indicadores, Curitiba é a 2ª colocada, ficando apenas atrás de São Paulo. O ecossistema de inovação que se formou na cidade nos últimos anos certamente tem influência. Órgãos públicos e privados, academia e demais organizações encontram o cenário ideal para o desenvolvimento de projetos capazes de tornar a cidade cada vez mais inteligente.

O Sistema Fiep, que faz parte desse ecossistema de inovação, promove na próxima quarta-feira (13), das 8h30 às 10h30, o Startup Smart Cities, que tem como foco trazer startups inovadoras para serem aceleradas em sua incubadora. O evento, realizado em parceria com o Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do PR (Sinaees) e Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), acontece no Campus da Indústria, é gratuito e não é necessário se inscrever para participar. Na programação estão previstas palestras, painéis e debates com especialistas que discutirão a importância das Cidades Inteligentes no cenário brasileiro e mundial.

A abertura será realizada pelo superintendente do Sistema Fiep, José Antonio Fares. Josep Maria Buades Juan, da Agência Catalã de Competitividade, dará a palestra “O Estado da Arte das Cidades Inteligentes”. Em seguida, haverá um debate sobre a importância do ecossistema de startups para as cidades inteligentes, que será ministrado pelo presidente do Sinaees, Alvaro Dias Junior, em conjunto com o gerente da Regional Paraná da Abinee, Jorge Paulo de Aguiar; o coordenador do Programa Inovativa MDIC, Rafael Wandrey, Frederico Lacerda, da Agência de Inovação de Curitiba e Josep Maria.

Ao fim das palestras será realizado o lançamento oficial da Startups Smart Cities. “As Cidades Inteligentes são o futuro do desenvolvimento social equilibrado. Por meio de eventos como este, temos a oportunidade de aprender mais sobre o tema e, com isso, ter ideias inovadoras. Com a Startups Smart Cities temos a possibilidade de trazer mais startups para serem aceleradas na incubadora do Sistema Fiep”, afirma Priscila Assahida, consultora do Sistema Fiep.

Clique aqui para ver os destaques de hoje neste portal.

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos