Governo gastou em média R$ 205 mil em publicidade por dia neste ano
Desde que começou a gestão no início deste ano, o governo de Ratinho Júnior (PSD) gastou cerca de R$ 56 milhões para divulgar as ações do governo. O valor corresponde a um gasto de R$ 204 mil por dia em publicidade. Comparado ao relatório do governo divulgado em agosto referente ao primeiro semestre deste ano, o aumento dos gastos com publicidade praticamente dobrou em dois meses. Em junho, o governo afirmava ter gasto R$ 28 milhões em publicidade, ou seja, 50% do que foi divulgado agora.
Os dados atuais foram fornecidos via Lei de Acesso à Informação em um pedido da Assembleia Legislativa pela Secretaria de Comunicação Social (Secs). O relatório dá conta de divulgar gastos da administração direta e indireta do governo, como secretarias e empresas públicas. A tabela contempla gastos realizados entre janeiro e setembro deste ano.
A maior parte da verba, cerca de 60%, foi para custear os gastos da Secs, que é a secretaria que responde pelo contrato das agências de publicidade que atende o governo. Foram R$ 32 milhões para a pasta no período. As estatais Sanepar e Copel ficam logo em segundo e terceiro na lista, com gasto de R$ 7,7 milhões e R$ 4,2 milhões. A lista considera apenas verba utilizada em publicidade institucional, ou seja, estão de fora as custas de editais e demais publicidades legais.
A campanha de divulgação dos jogos de aventura e natureza foi a que mais teve verba usada em publicidade, pouco mais de R$ 8 milhões no período. Na sequência, estão os gastos da gestão com a prestação de contas do primeiro trimestre e do primeiro semestre. Foram R$ 7 milhões usados para divulgar a prestação de contas. Clique aqui e baixe o documento completo.
LIVRE.JOR ALEXSANDRO RIBEIRO