1 de junho de 2025
SAÚDE

Inovação: O Mundo do Amanhã

Por Alcion Bubniak

Todo movimento presente contribui para a construção do amanhã.  Ao se planejar empreendimentos, decide-se sobre o futuro dos empregos e dos segmentos de mercado. Maslow* que era um psicólogo muito perspicaz, elaborou uma teoria de base humanista, a qual surgiu após a psicanálise** e após o comportamentalismo***, tendo como característica fundamental, a percepção de cada sujeito como único, e a partir deste, considerando tudo que o envolve.

A teoria de Maslow está baseada no entendimento, e na interpretação subjetiva do mundo. A classificação, feita por meio de diagrama em forma de pirâmide, demonstra o grau avançado deste psicólogo, para a sua época. Ele abordavam o conceito da evolução de cada indivíduo no plano material, com reflexos diretos na dimensão pessoal, e assim, explicava e desmistificava os comportamentos.

Todos fazem parte de um cenário, e os personagens representados por meio de suas consciências no cotidiano, se revestem de máscaras e trajes diferenciados. Esta roupagem pode subsistir alguns anos, equiparando-se a forma de embalagens e marcas (imagem com corpo, identidade e nome).
Diante deste contexto, nada mais oportuno do que identificar em qual grau, cada um está estagnado, para decidir se avança ou regride.

A teoria de Maslow contextualiza cinco categorias de necessidades humanas, divididas em camadas sociais: fisiológicas, segurança, afeto, estima e de autorrealização. Trazem a lógica das definições de cada perfil, possibilitando o estudo do comportamento do consumidor, assim como das marcas e das empresas que interagem. Esta teoria é configurada num diagrama de pirâmide, na qual, a base mais extensa reúne a grande maioria da população, que se encontra ainda nas necessidades básicas, as quais estão diretamente relacionadas com a sobrevivência.

À medida em que o indivíduo vai alcançando novos patamares, vai se tornando menos instintivo e mais complexo, na superação do grau anterior, até alcançar o topo da autorrealização, que conforme o próprio diagrama da pirâmide demonstra, é reduzido e para poucos. Segundo a teoria de Maslow, um indivíduo só sente o desejo de satisfazer a necessidade de seu próximo estágio, se a necessidade do nível anterior estiver conquistada, justificando, a partir disso, que a motivação para realizar desejos ocorre de forma gradual e crescente.

Se a utópica igualdade reinasse, não existiriam patamares, e nem sequer a teoria da pirâmide. É utópica por contrariar a própria natureza e as suas leis, as quais dispõem da diferença para promover a evolução dos seres. É impossível haver igualdade em um mundo no qual as leis universais operam de forma indistinta perante os indivíduos, ao que ela parece premiar de acordo com o merecimento, pela evolução.

Uma empresa que encontrou o seu nicho de mercado, e para o qual se preparou, e se tornou apta, terá mais chances de sucesso, mesmo que sobrevenham crises, do que aquela que, de forma irracional e não planejada, sujeitou-se ao acaso. O acaso, enquanto uma incógnita existencial deste mundo sensorial, é uma visão limitada da verdadeira realidade, a qual poderia emprestar uma outra denominação.

Somente pode ser obra do acaso quando diante do fato, não se consegue compreender a origem. Nesta dúvida, substituir a palavra “acaso” por “providência superior”, parece mais óbvio, pois de fato existe uma inteligência superior guiando a cegueira humana na matéria efêmera.

Nem sempre as empresas, marcas, produtos e invenções podem contar com o tempo necessário para amadurecer, tal qual uma fruta que espera a temporada para ser colhida. Para tanto, tenha fé e, ao ter esperança de acertar, acredite que fazendo no presente, já estará decididamente construindo o seu futuro.

*Abraham Maslow foi um psicólogo norte-
americano, conhecido pela Teoria da Hierarquia das
Necessidades Humanas ou a Pirâmide de Maslow
Psicólogo americano Humanista. Nasceu em 1908, e
viveu uma infância muito infeliz, e mais tarde
miserável, utilizou a sua biblioteca como refúgio.
Faleceu, em 1970, na Califórnia, devido a um
ataque cardíaco.

** psicanálise: teoria e prática de análise
psicológica que possui como objeto de estudo o
inconsciente.

***comportamentalismo: teoria e prática
psicológica que considera a relação estímulo-
resposta a que molda os indivíduos.

 

*Alcion Bubniak é formado em Desenho Industrial, e como Agente de Propriedade
Industrial (credenciado ao INPI API 116), atua há mais de 30 anos na assessoria de
proteção à propriedade intelectual, com extensão aos aspectos mercadológicos, de
design, branding e estratégias comerciais.