Lançado novo catálogo de touros de raças leiteiras
Uma das maiores centrais de inseminação artificial do mundo, a Semex Brasil acaba de lançar seu catálogo “Leite Importado 2018” e investiu na genômica para selecionar touros de maior impacto genético.
A empresa acaba de lançar seu novo catálogo “Leite Importado 2018”, que traz 68 touros das raças Jersey, Pardo-Suíço e Simental, sendo a maior parte deles com avaliação genômica pelo programa Genomax. Entre as vantagens de utilizar touros genômicos, estão: redução do intervalo entre gerações; aumento em até 2,5 vezes do progresso genético em relação ao teste de progênie; ganho médio anual do Índice de Lucratividade Vitalícia (LPI) duplicado.
“Este novo catálogo reflete o enorme empenho da Semex em colocar nas mãos do produtor a mais variada bateria genética, para que ele possa escolher o que mais agrega ao seu rebanho”, destaca.
Diversas outras tecnologias foram utilizadas para selecionar os touros do novo catálogo Leite Importado 2018, que traz informações sobre produção, saúde, reprodução, conformação e os programas utilizados na seleção.
São eles: Immunity+ (seleciona animais mais resistentes a doenças comuns em rebanhos leiteiros); SemexWorks (permite a personalização dos índices de seleção para cada rebanho, mostrando o retorno sobre o investimento em genética); Optimate (programa de acasalamento e estratégia genética); DairyTrack (monitora índices produtivos, reprodutivos e a saúde do rebanho de uma maneira extremamente simples e prática, devolvendo ao produtor a capacidade de diagnosticar o que está ocorrendo com suas vacas; Ai24 (monitora de forma precisa os animais em cio, os horários de inseminação, além de monitorar a saúde das vacas através da ruminação).