Reconhecida na categoria negócios por um dos maiores prêmios literários do país, a obra “A essência de empreender” narra a trajetória do empresário que revolucionou o mercado de beleza e consolidou o modelo de franquias no Brasil
A jornada inspiradora de Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário, ganha destaque no cenário literário nacional. Seu livro, “A essência de empreender”, publicado pela Portfolio-Penguin (Companhia das Letras), venceu o Prêmio Jabuti na categoria Negócios, um dos mais importantes reconhecimentos da literatura brasileira. Em sua 67ª edição, a premiação aconteceu na noite da última segunda-feira (27), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Lançada em 2024, a obra mergulha na trajetória de Krigsner, desde a fundação de uma pequena farmácia de manipulação em Curitiba, em 1977, que deu origem ao O Boticário, até a construção de um dos maiores ecossistemas de beleza do Brasil e a maior rede de franquias de beleza do mundo, com mais de 4 mil lojas em mais de 1,7 mil cidades brasileiras.
A publicação é um testemunho vivo de empreendedorismo, inovação e da visão que ajudou a transformar o mercado de beleza e consumo. Krigsner foi pioneiro ao criar o modelo de franchising no país com O Boticário, em 1980, numa época em que o conceito era pouco difundido, e desenvolveu produtos que se tornaram ícones da perfumaria nacional, como Acqua Fresca e Malbec. Em 2010, ao lado do sócio e atual vice-presidente do Conselho, Artur Grynbaum, deu mais um passo na expansão do negócio, criando o Grupo Boticário, que hoje reúne as marcas O Boticário, Eudora, Vult, Quem Disse, Berenice?, Au.Migos, O.U.i, Dr. JONES, TRUSS e Beleza na Web.
“Receber o Prêmio Jabuti, um dos mais importantes do país, é uma honra que jamais imaginei conquistar. Mais do que o reconhecimento pessoal, o que mais me alegra é saber que, com este reconhecimento, mais pessoas terão acesso à minha história e, principalmente, a de como construímos o Grupo Boticário”, afirma Miguel Krigsner, fundador e presidente do Conselho do Grupo Boticário. “Este livro é uma celebração do empreendedorismo e da crença de que a beleza, aliada à inovação e à sustentabilidade, pode de fato transformar vidas. Dedico esta conquista a todos os empreendedores brasileiros, que têm a coragem de se arriscar todos os dias para crescer, e a cada um dos nossos franqueados, colaboradores, revendedores, fornecedores, distribuidores e parceiros que embarcam conosco nesse mesmo sonho”, comemora.
Além da visão de negócios, o livro também ressalta o pioneirismo do Grupo Boticário na responsabilidade socioambiental, com a criação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em 1990, reforçando o legado de uma empresa que sempre buscou ir além do lucro.

|