9 de novembro de 2024
SAÚDE

Marketing de conteúdo agora é uma necessidade

Empresas de todos os tamanhos estão vivendo desafios diários em comunicação e marketing digital. Isso ocorre devido a pluralidade de plataformas, facilidade de novos entrantes todos os dias nas mídias online, redes sociais, entre outras ferramentas de comunicação online.

Empresários, departamentos de marketing e estrategistas comerciais acabam se deparando com uma estratégia poderosa, chamada marketing de conteúdo. O gestor de marcas Guilherme da Silva da agência 23 Studios aborda alguns pontos importantes que devem ser considerados ao se estabelecer estratégias digitais:

Clareza no objetivo do marketing de conteúdo

Muitas empresas publicam o seu site e logo quando percebem a necessidade de conteúdos adotam a estratégia do marketing de conteúdo, porém, ao utilizarem estratégias inadequadas acabam focando todo o material produzido na promoção de vendas. Quando isso ocorre o cliente pode perceber que o conteúdo, independente do formato, isto é, o post, podcast, vídeo ou o formato você disponibilizou, não servirá para ampliar seu conhecimento e logo o abandona.

Independente do seu objetivo, o foco principal do seu conteúdo deve ser a apresentação da solução para o problema que o leitor está enfrentando. Seu possível cliente deverá saber mais sobre seu produto ou serviço do que antes da leitura.

Muitos não querem profissionalizar o conteúdo

Com o acesso facilitado muitos acabam dando o famoso “jeitinho” e fazendo o seu próprio conteúdo, este é um outro erro muito comum em empresas menores ou até com empreendedores autônomos. Quando o assunto é produção de conteúdo, peça sempre ajuda de um profissional, mesmo que seja apenas para uma revisão ou até mesmo um ajuste, apontou o especialista da 23 Studios.

Crie um conteúdo exclusivo

Na hora de participar da produção de um conteúdo com uma empresa qualificada, concentre-se em ter algo exclusivo e original, mostrando quem realmente é sua empresa e qual o propósito que ela cumpre no mercado em que ela atua. Isso promove uma empatia do seu leitor, pois ele percebe que sua empresa está se posicionado de maneira honesta e clara.

Não tenho tempo para ajudar

Outro detalhe importante é que muitas vezes o contato da empresa que procurou um serviço de marketing de conteúdo não sente a importância da participação no processo, quando é solicitado informações sobre o produto e seus diferencias muitos acabam dando poucas informações, o que acaba gerando um conteúdo aquém da qualidade que poderia chegar. A consequência é que o conteúdo produzido fica “pobre” em informações importantes para a decisão de compra, dificultando-a.

Geralmente, quando há uma participação ativa da empresa no processo de produção de conteúdo, especialistas conseguem produzir um conteúdo mais completo e denso, resultando na maioria das vezes em um material mais coeso e claro para o consumidor final.

Ao fim do conteúdo faça uma proposta

Mesmo que o conteúdo foque na proposta de apresentação do seu produto ou serviço é muito importante que, imediatamente ao final da leitura, o consumidor seja convidado a “partir para a ação”, mesmo que a princípio não signifique uma aquisição imediata. A atenção do consumidor precisará ser mantida caso contrário o esforço de “conversar” com ele terá sido em vão, e mais esforços terão que ser feitos a cada produção de conteúdo.

O marketing de conteúdo precisa ser entendido como um aliado das empresas do presente e do futuro, que desejam se manter ativas constantemente, dando aos consumidores o que eles mais desejam: informações relevantes que valorizem seu tempo ao encurtarem o caminho até o produto ou serviço que eles precisam.

O marketing de conteúdo no cenário atual deve ser adotado como parte importante e ativa nas estratégias do Marketing Digital. Nele, o marketing de conteúdo assume o papel fundamental de entregar o diferencial que muitas vezes o cliente não percebe e que, por vezes, acaba decidindo por outro produto ou serviço sendo influenciado somente por experiências alheias, ou até mesmo finalizando a compra por uma simples análise de preço, reforça o especialista.

Divulgação da “23 Studios”