Níveis de carros blindados no Brasil
O Brasil é campeão mundial na frota de blindados, com mais de 160 mil veículos blindados, segundo a Associação Brasileira de Blindagem.
O aumento da violência no país fez com que os carros blindados sejam artigos de extrema importância. Isso se aplica especialmente ao caso de empresários e pessoas de grande notoriedade, que necessitam de maior proteção.
Níveis permitidos de blindagem de veículos no Brasil:
Nível I de Blindagem
Oferece resistência a armas de menor calibre, como os revólveres 22 e 38. É uma escolha mais barata, mas de proteção limitada. Seu uso é permitido no Brasil.
Blindagem nível II e Nível II-A
É um nível de proteção um pouco mais elevado, oferecendo resistência a projéteis de pistolas 9 milímetros e Magnum 357. Seu uso é liberado no Brasil.
Blindagem nível III-A
É o tipo de blindagem de carros preferido no país, pois resiste a todos os calibres de armas de mão, além de submetralhadoras 9mm e a disparos de Magnum 44.
A proteção de nível III-A é até quatro vezes maior do que a de nível mais básico. O seu uso é permitido e chega a representar até 98% do total de procedimentos realizados no Brasil.
Blindagem Nível III
A proteção de nível III tem uso restrito, dependendo de licença especial concedida pelo Exército Brasileiro. Oferece resistência a tiros de fuzil. No entanto, o processo é mais demorado e agrega maior peso ao veículo, o que limita o número de modelos que o suportam.
Blindagem nível IV
No caso do nível IV, a blindagem é proibida para civis. Pessoas jurídicas, como transportadoras de valores, podem ter esse nível e proteção, que protege os ocupantes inclusive de disparos de metralhadora.
O Brasil é líder mundial na frota de blindados, com mais de 160 mil veículos blindados, segundo a Associação Brasileira de Blindagem. As informações são da Hi Service Car.
Divulgação