O extinto programa “91 Minutos” mudou o rádio curitibano em 2003
O programa ¨96 Minutos” surgiu quando a equipe que coordenava a Rádio CBN Curitiba deixou a emissora em 2003, por incompatibilidade profissional com um chefe temporário, que não era da área.
Na busca de outro espaço profissional, foi criado o “96 Minutos” na Rádio Rock, na época a 96,3 FM. O programa trouxe muitas novidades: Um espaço jornalístico, de cultura e entretenimento, das sete às nove da manhã, com conteúdo e temas locais. E uma grande equipe de comentaristas de várias áreas. Até esta data só a Rádio CBN tinha programas jornalísticos em Curitiba.
A proposta era falar de temas de real interesse do ouvinte. E com o tempo, o programa “96 Minutos” se tornou o mais imitado de Curitiba. Os comentaristas, revelados pela Rádio Rock, foram levados por várias outras emissoras e por canais de televisão, principalmente pela produção do “Bom Dia Paraná” da RPC.
O nome “96 Minutos” vinha da frequência da emissora 96,3 fm. Mas quando a Rádio Rock teve que mudar de frequência, para dar lugar para a Rádio Band News, no início de 2005, a programação da emissora foi transferida para a 91,3 FM. Assim o nome mudou para “91 Minutos”, título que manteve até a extinção da emissora e do programa, em 2012.
Quando o grupo J. Malucelli comprou a CBN, em março de 2004, a administração foi trocada, e a emissora jornalística entrou em recuperação. Com isso a equipe inicial de jornalistas, José Wille, Gladimir Nacimento e Michelle Thomé, voltou para a CBN Curitiba.
Com a saída desta equipe da Rádio Rock, Maria Rafart, que era comentarista das quintas-feiras sobre relacionamentos afetivos, foi convidada a assumir a apresentação diária. Esta fase começou em agosto de 2005. Maria Rafart permaneceu na apresentação até mudar para a Rádio Transamérica Light, com todos os comentaristas e um modelo semelhante, emissora em que continua até hoje com o programa “Light News”.
Finalmente o programa original, da Rádio Rock & News, saiu do ar, depois de quase nove anos, quando a emissora passou a retransmitir a programação nacional da Rede Mix. Na última fase o programa foi apresentado pelo jornalista Álvaro Borba, com uma nova equipe de comentaristas.
Se você se interessa pelo tema, clique aqui para conhecer o grupo “Memória do Rádio no Paraná” no Facebook, criado por este portal para preservar a memória. Depois de abrir a página, clique em “participar do grupo”.
Veja também:
O fim do programa “96 Minutos” da Rádio Rock em 2012.
Mário Negrão, Gladimir Nascimento, Maria Rafart, Marden Machado, Michelle Thomé e José Wille em 2004.