6 de dezembro de 2024
Política

O streamming vai acabar com a TV por assinatura?

Streaming  é uma tecnologia que envia informações multimídia através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas.
Os convencionais modos de adquirir TV por assinatura podem ter seus dias contados. Tudo isso porque as operadoras normalmente oferecem serviços de combo que custam em torno de R$275,00 por mês. Com os avanços tecnológicos, muitos serviços como, por exemplo, o de telefone fixo, estão sendo deixados de lado, mas ainda sim estão inclusos nas faturas, ou seja, você paga por algo que não está usando. Os serviços de streaming têm conquistado espaço no segmento por serem mais baratos, convenientes, livres de contrato, anúncios e serviços adicionais. Ademais, mudaram a forma como as pessoas consomem mídia e oferecem uma alternativa confiável para as empresas de cabo.
Mas afinal, o que é streaming? Streaming nada mais é que uma tecnologia que envia informações multimídia através da transferência de dados, utilizando redes de computadores, especialmente a Internet, e foi criada para tornar as conexões mais rápidas. Essa inovação tem afetado diretamente os números. Segundo a ANATEL, de outubro de 2017 a outubro de 2018, o serviço registrou retração de 2,9%, isso quer dizer que 564.400 pessoas deixaram de usar a TV por assinatura convencional e, deste número, 170.000 foram em outubro do ano passado.
Os serviços de streaming facilitam o dia a dia de seus consumidores. Por exemplo, você não precisa mais esperar por um novo episódio toda semana de sua série favorita, basta aguardar até que ele chegue a uma plataforma de streaming e você poderá assistir quando e onde quiser, e tudo isso sem anúncios. Além disso, esses serviços contam com um inteligente sistema de algoritmos que o incentivam a assistir a programas que você pode ter perdido.
Muitas vezes o consumidor quer acesso a um canal específico que não está incluso em um combo, isso implica na contratação a parte daquele canal e mais um aumento na sua fatura; o pior disso é que você paga por canais que não vai assistir. E por que os pacotes de cabo estão cheios de programas que ninguém quer? Porque esse é o objetivo e fonte lucrativa. As empresas de cabo agrupam canais populares com canais impopulares para manter tudo funcionando.
Assim como a Netlix e Amazon Prime Video, a portuguesa IPTVBlack.TV chegou em 2015 como outra alternativa de plataforma de Streaming. IPTV é uma tecnologia que permite a transmissão de sinais de TV via Internet, garantindo não apenas qualidade de som e imagem, mas também dando aos usuários recursos extras em interatividade e possibilidades interessantes, como consumo sob demanda (em que você assiste o que gosta na hora que quiser), e até mesmo possibilidade de gravar programas para ver depois.
A IPTVBlack.TV oferece mais de 16 mil canais, transmissão linear ao vivo e serviços de conectividade para o consumidor e mercados empresariais. O serviço de IPTV é implementado através de diversas modalidades de rede, incluindo cabo DocSis, fibra ótica e infraestrutura terrestre sem fio.
Streaming é o futuro. Isso está acontecendo porque este serviço e as redes de televisão estão competindo entre si dentro de um modelo de negócios descentralizado e insustentável. Eles têm que fazer lances para shows que poderiam eventualmente ser retirados de seus serviços por um concorrente, precisam oferecer muito conteúdo bom para serem bem-sucedidos e não têm contratos ou shows semana a semana, então os assinantes podem sair a qualquer momento.

Liberação de imprensa