8 de outubro de 2024
GERAL

Oito estratégias no Instagram para resultados rápidos

Estratégias no Instagram estão entre as principais estratégias conjuntas do marketing digital para atrair tráfego, divulgar marca e ampliar o alcance nas redes sociais.

Conhecer essas estratégias no Instagram e colocar em prática poderá dar outro cenário ao seu negócio digital, independente se for B2C (Business to Consumer) ou B2B (Business to Business).

Usar vídeos no IGTV, Stories e em posts é uma boa estratégia. Uma dica importante é editar os vídeos inserindo os textos da fala no rodapé. As 8 estratégias selecionadas são fáceis e rápidas para serem implementadas para qualquer segmento e tamanho de empresa.

Diferente do que se convenciona, as melhores estratégias podem ser facilmente aplicáveis, com resultados que irão surpreender qualquer negócio.

Quer saber mais? Então acompanhe, abaixo, as 8 Estratégias para usar no Instagram.

1. Planejamento de conteúdo

O primeiro passo é o planejamento de conteúdo. Aqui precisamos identificar a persona, ou seja, um personagem fictício que se aproxime do seu cliente ideal.

Como resultado, sabendo quem é o público, pode-se direcionar as campanhas e o conteúdo produzido, de forma a criar os temas mais relevantes para que eles possam interagir e engajar – e se relacionar com a sua marca.

Para identificar o público, as agências de marketing digital, usam a estratégia para definir Persona. Persona é o seu cliente ideal, aquele perfil ideal para adquirir e consumir seu produto ou serviço. https://www.legions.biz/blog/persona-como-criar/

2. Tenha um perfil comercial no Instagram

Outra dica muito importante: migre a conta da Instagram para o perfil comercial. Ele possui uma série de funcionalidades adicionais – como métricas e dados, através da ferramenta Insight – que ajudam a entender o comportamento do seu público em relação ao conteúdo produzido.

4 Passos para ter um perfil comercial no Instagram

1 – Acesse as configurações do seu perfil no Instagram.2 – Escolha “Alternar para o perfil comercial”;3 – Escolha a Fan Page do Facebook que deseja associar ao perfil comercial (para não ter problemas na sincronização, configure seu perfil como “público”);4 – Em “Configurar seu perfil comercial”, insira seus contatos empresariais;

Assim seu perfil será migrado para Perfil comercial no Instagram!

É simples de construir e dá mais credibilidade a sua marca e acesso a vários outros recursos como: acesso a métricas, conhecer o perfil do público, inserir botões interativos, promover posts e outros.

3. Vídeos no Instagram: engajamento na certa

Fotos e legendas são importantes. Mas, os vídeos produzem um engajamento certeiro. Além de utilizar o que o audiovisual possibilita, ainda pode gerar mais interações e esclarecer o seu objetivo.

Ainda, ampliam os acessos, visto que o público do Instagram é segmentado e muitos interagem mais com os vídeos que nas próprias fotos.

Usar vídeos no IGTV, Stories e em posts é uma boa estratégia. Uma dica importante é editar os vídeos inserindo os textos da fala no rodapé. Isso facilita a vida de vários usuários, aqueles com problema técnico ou em locais que não podem escutar.

4. Impulsione o conteúdo

Outra dica relevante no marketing digital para Instagram: impulsionar seu conteúdo. Além de atingir mais pessoas, já que menos de 20% dos seguidores veem suas publicações, o próprio algoritmo da rede social entende o conteúdo como relevante.Em complemento, é possível segmentar por várias características, utilizando as publicações com mais potencial.

Gestão de campanhas no Facebook e Instagram.

Para melhor segmentar, o Facebook Business é uma ferramenta do Facebook para gerenciar campanhas e públicos no Facebook Ads e Instagram. Além de gerenciar localidades, páginas entre outras funcionalidades. https://business.facebook.com/

5. Use as hashtags

Muitos usuários do Instagram chegam a uma variedade de perfis – sejam pessoais ou comerciais – através das hashtags. A dica é utilizar de forma racional e consciente, não enchendo a publicação com várias hashtags.

Uma pesquisa feita pela equipe de SEO do Neil Patel, uma boa prática é utilizar entre 6 a 8 hashtags por post. Acima disso pode ser considerado SPAM ou abaixo está deixando de usufruir o potencial. Acerte na medida.

Quanto mais direta e ligada ao conteúdo for a hashtag, maior a probabilidade de as pessoas interagirem com sua publicação ou visitarem seu perfil.

Para descobrir qual a melhor hashtag para o seu negócio, a Agência Legions criou um artigo sobre como usar as estratégias de hashtag no Instagram. https://www.legions.biz/blog/hashtag-instagram-como-planejar-e-usar/

6. Pergunte aos usuários

O que você acha sobre isso?’. ‘Como eu posso saber mais?’.

Mudando para o perfil comercial do Instagram, os botões de integrações são liberados. Podendo interagir com o público.

Perguntas nas legendas das publicações são uma forma de permitir que as pessoas queiram saber a resposta do que você mesmo propôs – e, como no primeiro exemplo, permitem que o usuário possa comentar suas impressões.

Perguntas não só são recomendadas, como devem fazer parte da estratégia de marketing digital para Instagram.

7. Datas e assuntos do momento

Utilizar fatores sazonais, como datas comemorativas e assuntos do momento, como uma competição da Copa do Mundo, por exemplo, é uma regra no marketing digital para Instagram.

Outro ponto é apostar na relevância que o fato traz – e aqui vale tudo: feed, histórias, transmissões, qualquer coisa relacionada ao acontecimento é a possibilidade de atingir um nicho de pessoas ainda inexplorado.

8. Interaja e responda os comentários no Instagram

A última e valiosíssima dica de marketing digital para Instagram: interaja e responda os comentários dos seus seguidores.

Uma boa prática é agradecer os novos seguidores, da forma mais pessoal e customizada possível. Embora existam ferramentas que fazem isso automaticamente, nada substitui a contato pessoal.

Essa é a melhor forma de humanizar sua marca, pois muitos não aderem a essa estratégia – o que os posiciona atrás dos concorrentes.

E, vale o destaque: até comentários negativos, com uma resposta bem pensada e humorada, ajudam a fortalecer a marca.

Conclusão

Existem várias estratégias para usar no Instagram para atrair seguidores, tráfego, contatos e o principal: vendas.

Contudo o objetivo das 8 estratégias de Instagram citada acima, são fáceis e rápidas de serem implementadas. Também são adequadas a qualquer segmento e tamanho de empresa.

Embora empresas usam o Instagram para divulgar e anunciar produtos e/ou serviços, além de conhecer melhor a persona, o público ideal. Estar no Instagram é muito mais do que conseguir seguidores e likes.

Hoje é estratégico para empresas estarem no Instagram, é um canal de relacionamento, posicionamento de marca e vendas.

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