16 de julho de 2024
Geral

ONU inicia Assembleia Geral que este ano reúne cerca de 150 chefes de Estado e governo

 
Abertura solene acontece uma semana antes dos discursos de líderes mundiais;  temas em destaque na nova sessão incluem paz e segurança, erradicação da pobreza e fome zero.
Na solenidade de abertura da sessão estará o secretário-geral António Guterres, representantes dos Estados-membros e convidados.
O debate geral do órgão acontece em 24 de setembro com cerca de 150 chefes de Estado e governo. Além de apresentar discursos, os representantes participarão em cinco importantes encontros de cúpula e reuniões de alto nível.
As questões a serem abordadas nesses encontros serão ação climática, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, financiamento para o desenvolvimento, cobertura universal de saúde e os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento.
De acordo com a ONU, a nova sessão terá como prioridades temas como paz e segurança, erradicação da pobreza, fome zero, educação de qualidade, ação climática e inclusão. As reuniões também darão ênfase aos direitos humanos e à paridade de gênero.
Sociedade Civil
Centenas de eventos paralelos serão realizados até ao fim do mês de setembro com a presença de celebridades e outros representantes da sociedade civil, do setor público e privado. Pelo menos 1,5 mil bilaterais devem acontecer durante o período, o mesmo número que no ano passado.
De acordo com as Nações Unidas, a sessão terá um grande número de delegados da sociedade civil.
O principal dos seis órgãos da organização terá o Brasil discursando no primeiro dia do debate de líderes globais.
Na sessão deste ano, o Gana ocupará o primeiro assento no salão da Assembleia Geral e nos comitês principais e será seguido pelos outros países, em ordem alfabética em inglês.

ONU

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos