16 de abril de 2024
Economia

País bate recorde com mais de 383 mil novos empreendimentos em agosto, revela Serasa Experian

Este é o maior número da série histórica realizada desde 2010
O Brasil ganhou 383.096 novas empresas no mês de agosto, de acordo com o Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian. Este é o maior número da série histórica iniciada em 2010. A quantidade aponta um crescimento de 17,7% na comparação com mesmo período do ano anterior (14,5%) quando registrou um total de 325.447. Com relação ao segmento que mais teve empresas criadas, o setor de Serviços continua sendo o que mais cresce (252.349), seguido pelo Comércio, com 96.781 e Indústrias, com 28.947 novos empreendimentos. Veja os dados no gráfico e tabela abaixo:

 

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o avanço da vacinação no país fortaleceu a sensação de segurança para voltar a empreender, além disso, após um período pandêmico onde as empresas tiveram seu faturamento impactado, a expectativa agora está totalmente voltada para as vendas das datas sazonais de final de ano. “Muitos optaram por iniciar seus negócios no segundo semestre, pois é um período bastante esperado para ter bom faturamento, devido a datas como Black Friday e Natal. E diferente do ano passado, as empresas esperam lucrar mais em 2021, já que o mercado está mais aquecido. Inclusive, os pequenos e médios empresários que estão no mercado há mais tempo estão confiantes quanto a expectativa de vendas e 64,6% apostam no melhor faturamento de seus negócios com o aumento das vendas nos próximos meses de acordo com nossa recente pesquisa”.
Na análise por natureza jurídica, o levantamento apontou que na variação anual houve queda de 6,2% no segmento de Empresa Individual, quando o empreendedor atua sem sócios. Já entre os MEIs, houve aumento de 17,8% e às Sociedades Limitadas a alta foi de 35,6%. “O alto índice de desemprego que vem ocorrendo no país nos últimos meses fez com que muitos continuassem optando pelo empreendedorismo por necessidade. Desde o início da pandemia muitas pessoas foram demitidas e buscaram novas oportunidades para terem um fluxo de renda, por isso, se comparado a 2020 o aumento de microempreendedores individuais é considerado expressivo diante aos demais setores”. Confira as informações completas na tabela a seguir:

 

Com relação aos dados por região, ainda no ano a ano, o Nordeste teve aumento de 24,7%, seguido pelo Sul com 23,4%, Centro-Oeste (18,3%), Norte (16,5%), e Sudeste (13,7%).
Serasa Experian e Sebrae lançam iniciativa de auxílios às MPEs
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasaesebrae.com.br