Paraná terá 4,1 mil quilômetros de rodovias sob concessão federal
A pedido do Governo do Estado, as novas licitações que serão feitas pela União incluem estradas estaduais. Entre as rodovias que passarão para a iniciativa privada estão trechos da Transbrasiliana e as PRs 323, 280 e 092.
O governador reforça que o objetivo do Estado é criar corredores de transportes e de escoamento de produção que contribuam para ampliar a competitividade do Paraná. “É algo planejado”, sustenta Ratinho Junior. “Será uma licitação transparente, na Bolsa de Valores, para que qualquer investidor do mundo possa participar”, completou.
O novo programa de concessões rodoviárias passará a funcionar seguindo a lógica dos pedágios federais que já funcionam no Estado, unindo corredores em formato de mosaico. Entre as ligações, destaque para o elo Guaíra-União da Vitória e o reforço na ligação com São Paulo pelo Norte Pioneiro.
Outros pontos importantes da lista de concessões são as modernizações da PR-323, entre Maringá e Guaíra, uma demanda antiga do setor produtivo do Estado, e da PR-280, que corta o Sudoeste e é uma ligação muito usada no transporte entre o Brasil e a Argentina.
“Será um novo leilão, com a inclusão de rodovias importantes como a 092, a 323 e a 280. Haverá investimentos com o compromisso de redução de mais de 50% do valor da tarifa, para favorecer o usuário”, explica o secretário da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex. “Esperamos que esse leilão, que está sendo chamado de superleilão do Brasil, saia até o meio do ano que vem”, acrescentou.
As empresas que vencerem o processo assumirão os trechos atualmente administrados pelas concessionárias Ecovia, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Econorte, Viapar e Rodonorte. Pelo contrato atual, assinado em 1997, as concessões acabam em novembro de 2021.
Por causa do pouco movimento e por não ser caracterizado como um corredor, o governo federal decidiu não incluir os trechos das PRs 445 e 466 no pacote de concessões. A modernização das estradas, porém, deverá entrar no programa Governo do Estado, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), subsidiando parte da tarifa.
INVESTIMENTO
Na última terça-feira (7), o governador Ratinho Junior anunciou um programa de revitalização de estradas, que prevê obras em 9,8 mil quilômetros de rodovias estaduais, em todas as regiões do Paraná. O Governo do Paraná vai investir R$ 2 bilhões em obras.
As obras de restauração e conservação serão feitas ao longo de três anos, com início imediato, e compreendem grande parte da malha viária estadual, que é de 12 mil quilômetros.
As obras foram divididas em 33 lotes, conforme as superintendências regionais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), e abrangem todo o Estado. Na regional Leste serão revitalizados 488 quilômetros de rodovias; nos Campos Gerais serão 1,9 mil quilômetros; no Norte, 1,9 mil quilômetros; no Noroeste, 3,2 mil e no Oeste 2,3 mil.
AEN