Projetos de responsabilidade social ganham destaque
Seja uma campanha do agasalho e alimentos, sustentabilidade, reciclagem no escritório ou projetos com maior abrangência, o mundo dos negócios tem reconhecido a importância das ações de responsabilidade social nos resultados e clima das empresas.
Em recente pesquisa a pedido da Abrinq, organização sem fins lucrativos que defende os direitos e o exercício da cidadania de crianças e adolescentes, a participação das empresas em causas sociais influencia a decisão dos consumidores. Foram entrevistadas 1.068 pessoas em todas as regiões do Brasil.
O resultado mostra que os consumidores valorizam empresas que se dedicam a cuidados com o meio ambiente (48%), cuidados com a saúde da população (44%), educação (41%), focam na diminuição da criminalidade (38%) e investem em uma educação de qualidade para crianças (37%).
Espaço para quem quer colaborar não falta. No Brasil há 716 mil crianças em situação de risco, que trabalham para manter o próprio sustento, segundo informações do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil.
São crianças e adolescentes sem estudo, expostas a riscos e aliciamento para atividades ilícitas, sujeitas à escravidão e trabalhos deploráveis, ou atividades exploratórias em áreas urbanas, serviços domésticos e na construção civil.
Em Florianópolis – SC, a Hostinger, uma empresa do ramo de tecnologia, a Hostinger, desenvolveu o Projeto Despertar Digital, com o objetivo de ampliar a visão de jovens de carência social para soluções transformadoras, tanto no âmbito pessoal como profissional, através da internet.
O projeto proporcionou palestras e cursos relacionados a tecnologia, internet e empreendedorismo. Sobre o tema “Como criar um projeto em 30 minutos”, (leia o artigo completo), foi lançado um desafio no final, convidando os alunos a criarem o seu próprio site e o prêmio seria uma vaga como Menor Aprendiz na sede brasileira. Dos 200 jovens impactados, quatro deles completaram o desafio de como criar um site e foram contratados pela empresa.
O projeto foi vencedor do Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC, que reconhece empresas que promovem ações e projetos de cidadania e responsabilidade social no Estado.