26 de dezembro de 2024
SAÚDE

Redução do ICMS sobre combustível dos aviões em SP viabiliza mais 58 voos para o Paraná

Compromisso entre companhias aéreas e governo paulista amplia a conectividade aérea nacional

O Paraná recebeu, até o fim de setembro, 58 novos voos semanais em rotas envolvendo destinos locais e aeroportos no estado de São Paulo. O incremento de operações tem sido possível depois que o governo paulista reduziu a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incide sobre o combustível dos aviões (QAV – querosene de aviação), de 25% para 12%. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo em julho e prevê um compromisso total de 648 novas partidas semanais, das quais 491 já estão em operação em 32 aeroportos de 16 estados.
“Ao receber 58 novas partidas e chegadas semanais, o Paraná é um ótimo exemplo de como esse acordo não se restringe ao estado de São Paulo, pois ampliará a conectividade aérea nacional, gerando mais empregos e renda em todas as cidades beneficiadas com os voos”, afirma o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.
Desse total de 58 voos para o Paraná, 24 serão operados no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, 14 no Aeroporto de Cascavel, 13 no Aeroporto Internacional Afonso Pena (Curitiba), e 7 no Aeroporto de Maringá. O compromisso inicial firmado entre o governo estadual paulista e as companhias aéreas previa 490 voos semanais, que já foram extrapolados para 648 novas partidas semanais. Fazem parte do acordo AZUL, GOL, LATAM e PASSAREDO.
Divulgação