Portal Paraná Empresarial
GERAL

Risco de deslizamento põe 30 cidades paulistas em estado de atenção

A Defesa Civil Estadual de São Paulo mantém 30 cidades em estado de atenção para risco de deslizamentos nesta segunda-feira (9). Os municípios são das regiões metropolitanas da capital e de Campinas, além do Litoral Norte e da Baixada Santista.

Essas cidades apresentam um conjunto de condições de risco elevado, com áreas nas quais houve acumulado de chuva acima de 70 milímetros (mm) desde a última sexta-feira (6), além da previsão de novas precipitações nesta segunda.

Contribuem para esse alerta a presença de áreas com condições favoráveis a movimentações de terra, como encostas desprotegidas ou sem vegetação, movimentações anteriores recentes e proximidade com residências.

O estado de São Paulo está sob alerta de chuvas intensas, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, Vale do Paraíba e Litoral Norte, onde a situação de perigo, com chuvas acima de 50mm, é válida até o fim da terça-feira (10).

Segundo o órgão, esse conjunto de condições aumenta o risco de desastres e exige a adoção de ações preventivas imediatas, como a remoção de famílias para abrigos e o monitoramento com equipes de campo, seguindo os planos municipais de contingência.

No Guarujá, cidade da Baixada Santista, essas medidas foram adotadas na semana passada, minimizando o impacto de deslizamentos que atingiram quatro residências.

Os moradores de áreas mapeadas como de risco pelas equipes municipais devem ficar atentos a sinais de instabilidade, como rachaduras no solo, trincas em paredes, inclinação de árvores ou postes e estalos em encostas.

Em caso de risco iminente, a orientação é deixar o local imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.

Lista de municípios em estado de atenção para deslizamento
São Paulo;
Francisco Morato;
Franco da Rocha;
Mairiporã;
Santana de Parnaíba;
Registro;
Bertioga;
Guarujá;
Santos;
São Vicente;
Caraguatatuba;
Jacareí;
Lagoinha;
Lorena;
Redenção da Serra;
São José dos Campos;
São Sebastião;
Ubatuba;
Santo Antônio do Pinhal;
São Luiz do Paraitinga;
Iperó;
Laranjal Paulista;
Mairinque;
Salto;
Bragança Paulista;
Campinas;
Campo Limpo Paulista;
Cordeirópolis;
Indaiatuba;
Jundiaí.

– Agência Brasil