17 de março de 2025
SAÚDE

Serasa Experian pode ajudar 10 milhões de PMEs no risco da carteira de clientes


Nova ferramenta gratuita da Serasa Experian ajuda na gestão de risco da carteira de clientes e fornecedores

Solução traz alertas em tempo real sobre as mudanças ocorridas nos CNPJs cadastrados; pequenos e médios negócios podem contar com informações mais precisas para melhorarem o relacionamento com clientes e fornecedores
 

A Serasa Experian lança o Monitore Clientes, uma solução gratuita que permite às PMEs monitorarem até 100 clientes e fornecedores, recebendo alertas em tempo real toda vez que qualquer destes CNPJ sofrerem alterações, proporcionando a possibilidade de adotar ações mais rápidas na hora de gerir os riscos dos acordos comerciais e mais segurança na tomada de decisão. Além disso, o Monitore foi desenvolvido com uma dinâmica inteligente que mostra automaticamente como está a distribuição do risco da carteira, indicando se a chance de sofrer prejuízos com inadimplência é baixa, média, alta ou altíssima, de acordo com o score de crédito de cada empresa monitorada.
“Saber o que acontece com o seu cliente e os seus fornecedores não só traz insumos importantes para fazer a gestão financeira do negócio, como também ajuda a melhorar o relacionamento com eles. Saber que houve uma alteração no CNPJ abre uma oportunidade para se aproximar, mudar a forma como se comunica e rever as estratégias para uma gestão financeira mais saudável. A Serasa Experian acredita no impacto positivo que isso traz para o mercado das PMEs e lança uma plataforma ainda mais eficiente aos empresários”, diz o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero.
O lançamento vai ao encontro a uma necessidade dos empreendedores identificada por uma pesquisa da Serasa Experian realizada no fim do ano passado. Ao serem questionados sobre oportunidades que observaram em 2020, 33% dos donos de micro, pequena e médias empresas sinalizaram a vontade de rever parceiras e fornecedores e 26% disseram desejar aplicar estratégias de acordo com os perfis dos clientes, algo que a ferramenta auxilia sem a necessidade de investimento financeiro.
O Monitore Clientes, em sua fase de testes, já trouxe melhorias para os usuários, como é o caso da Gálupe, empresa de representação comercial que atua em Jundiaí e região (interior de SP). Pedro Gastaldo, dono do empreendimento, comenta que, com os alertas gratuitos e em tempo real, conseguiu agir mais rápido para fazer uma análise com mais afinco. “Isso aprimorou a forma como me comunico com esse cliente e as ofertas que disponibilizo. A possibilidade de acompanhar os clientes me rendeu mais tempo na rotina administrativa, porque levo menos de cinco minutos para checar as informações que recebo no e-mail, enquanto antes tinha que realizar checagens manuais semanais ou mensais para fazer a gestão da carteira”, comenta. O empreendedor também comenta que pode direcionar melhor os investimentos em análises, uma vez que tem as atualizações de forma gratuita e toma uma ação quando recebe o alerta.
Para ter uma carteira de clientes diversificada e manter as finanças do negócio em dia, os empreendedores precisam encontrar um equilíbrio entre a conquista de novos negócios e o controle dos riscos. Para isso, conhecer a empresa, definir uma regra de risco e traçar o perfil ideal de cliente são ações extremamente importantes. “O empreendedor que estuda o mercado, analisa sua carteira e mantém a gestão em dia impacta também todos os elos da cadeia, ou seja, empresas, clientes e fornecedores, que passam a ter mais segurança nas relações comerciais”, finaliza Genero.
Para utilizar a solução de forma gratuita, basta acessar o site da Serasa Experian (https://empresas.serasaexperian.com.br/monitoramento-de-clientes/) se cadastrar de graça ou utilizar o mesmo login se já for um cliente. Além da versão gratuita que pode ser acessada por qualquer empresário brasileiro, a ferramenta possui uma opção paga com informações mais detalhadas.
PME na Serasa Experian
Utilizando o poder dos dados para trazer mais precisão e segurança na tomada de decisão dos negócios, a Serasa Experian possui uma área voltada exclusivamente para atender as necessidades das micro, pequenas e médias empresas brasileiras. São soluções adequadas para quem precisa crescer a carteira de clientes, proteger o negócio, monitorar clientes e fornecedores e recuperar dívidas. Além disso, a área promove uma série de conteúdos e webinars gratuitos, auxiliando os empresários a encontrarem oportunidades e enfrentarem os desafios do mercado.
Como parceira de negócios em todos os momentos, a Serasa Experian está disponibilizando soluções gratuitas para ajudar os empreendedores que estão sofrendo os impactos da pandemia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br