Transporte de passageiros terá encontro em Curitiba
Empresários do setor rodoviário de passageiros de todos os Estados estarão reunidos no Encontro Tendências 2025, que será realizado em Curitiba, no próximo dia 1º de outubro. O objetivo é debater o cenário econômico, a inovação e a transformação digital no segmento. O evento, em sua sétima edição, é organizado pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e reúne empresários, executivos, autoridades e fornecedores de todo o País.
Entre os palestrantes confirmados está Gustavo Franco, ex-presidente do Banco Central e um dos formuladores do Plano Real, que fará uma análise sobre a conjuntura econômica e seus impactos no transporte. Outro destaque é Arthur Igreja, especialista em tecnologia e competitividade, que apresentará inovações aplicáveis ao setor rodoviário. Ele estudou em instituições como Georgetown, Harvard e Cambridge.
A programação também abordará temas atuais como políticas macroeconômicas, sustentabilidade, regulamentação do setor e estratégias de combate à clandestinidade e à concorrência desleal. O encontro conta com patrocínio de empresas como Mercedes-Benz, Marcopolo, Grupo Incavel, Volvo Nórdica e Embarca, e apoio da CNT, SEST SENAT e ITL – Sistema Transporte. A participação será restrita a convidados.
O presidente da Fepasc e organizador do encontro, Felipe Busnardo Gulin, afirma que o “Tendências” já é referência no Brasil. “O encontro é um fórum estratégico para o transporte de passageiros. Promove o debate sobre os rumos do setor, analisando economia, inovação e transformação digital. Além disso, estimula o networking e a formação de parcerias estratégicas”, declarou.
Local histórico
O evento será realizado no Castelo do Batel, em Curitiba. Construído entre 1924 e 1928 pelo cafeicultor Luiz Guimarães, o imóvel foi inspirado nos castelos do Vale do Loire, na França. Tornou-se residência oficial do então governador Moysés Lupion em 1947 e, em 1975, foi tombado como patrimônio cultural estadual de conservação permanente.