24 de junho de 2024
SAÚDE

Vinícola Araucária lança vinho fino tinto suave

 

A Vinícola Araucária está lançando o vinho fino suave Manacá, elaborado com uvas cabernet sauvignon, de seu próprio vinhedo, em São José dos Pinhais (PR). É um vinho tinto leve, frutado e de sabor adocicado, safra 2015. Com o novo produto, a Araucária entra num mercado ainda restrito, o de vinhos suaves elaborados no Brasil com uvas viníferas.

 

A denominação Manacá (Brunfelsia pauciflora) é uma homenagem da Vinícola Araucária à flor simbólica de Curitiba ( Lei Municipal 6.324/82). O nome é de origem Tupi e faz alusão à jovem mais bonita de uma aldeia. A flor, nas cores azul e branco, é vistosa e tem um perfume delicado, e a floração ocorre de setembro a novembro. Manacá também é símbolo da  generosidade e do amor incondicional.

 

Bebida acessível – O enólogo Marcos Vian explica que à semelhança do que ocorre com o café e o chocolate (“começamos sempre com produtos mais doces e com o passar do tempo acostumamos nosso paladar com exemplares com menos açúcar”.), a Vinícola Araucária, “num movimento de desmistificar o consumo de vinho, tornando a bebida mais acessível ao paladar dos consumidores, criou essa versão do vinho suave, destinando-a às pessoas para as quais os vinhos secos ainda parecem ter um paladar um pouco difícil”.

 

Marcos Vian enfatiza a “característica natural do brasileiro de apreciar e gostar do sabor adocicado”. Assim, conta, “é um mito dizer que apenas as mulheres gostam do vinho suave”. Todas as pessoas apreciam, garante.

 

Gastronomia – O Manacá fino tinto suave tem cor atraente, de boa intensidade e profundidade, apresentando aroma de frutas negras e vermelhas. Marcos Vian revela que esse vinho leva quantidades leves de açúcar, “apenas para deixar o paladar mais macio e fácil de beber”. E pode, de acordo com o enólogo, ser apreciado na harmonização com pratos de maneira semelhante aos vinhos secos. É indicado para acompanhar pratos variados da cozinha brasileira. A garrafa de 750ml chega ao mercado consumidor no valor de R$ 42,00.

 

Além do Manacá cabernet sauvignon tinto fino suave, a Vinícola Araucária elabora outras três linhas de produtos: 1Poty: os espumantes Poty brut, Poty demi-sec e Poty nature; 2 Angustifólia: os tintos finos Angustifólia cabernet sauvignon Gran Reserva, Angustifólia cabernet sauvignon e Angustifólia merlot (garrafas de 750 ml e 375 ml), e o branco fino Angustifólia chardonnay; e 3Gralha Azul: o tinto fino merlot Gralha Azul, e o tinto fino cabernet franc Gralha Azul.

 

A Vinícola Araucária fica no entorno da Serra do Mar, numa altitude de 950 metros, a 40 quilômetros de Curitiba. E elabora os espumantes e vinhos finos a partir de vinhedo próprio, de 8.5 hectares, com sete variedades de uvas européias.. Segundo um dos diretores da empresa, Renato Adur, a vinícola é pioneira na região metropolitana de Curitiba ao integrar vinhedo e vinificação na mesma área de produção.

Divulgação

 

Redação Paraná em Fotos

Portal Paraná em Fotos