A comunicação empresarial tornou-se obrigatória nos negócios
As empresas não estão sendo mais vistas como distantes e intocáveis, tanto por parte do público externo quanto pelos seus próprios funcionários. Com a nova realidade do mundo digital e valorização dos relacionamentos e comunicação, é evidente que as empresas alteraram sua configuração. Consideradas como organismos vivos, formadas por indivíduos com interesses diferentes, as instituições estão cada vez mais dedicando seus esforços para manterem relacionamentos e diálogos com os diversos públicos com os quais elas têm contato. Portanto, é neste contexto que a Comunicação Empresarial se estabelece e ganha seu espaço como um elemento estratégico.
Para que a empresa mantenha o seu funcionamento adequado, é necessário que a Comunicação também esteja de acordo, garantindo o bom andamento do sistema operacional e administrativo. É através da Comunicação que os colaboradores se mantém alinhados aos objetivos da empresa e, consequentemente, se sentem pertencentes a ela, aumentando consideravelmente o desempenho coletivo. Dessa forma, listamos algumas vantagens de se ter uma boa Comunicação Empresarial:
– Evitar boatos e rumores a respeito da empresa: quando a Comunicação ocorre de forma efetiva e transparente, as decisões da Diretoria são repassadas para os demais setores, evitando boatos internos e externos.
– Abrir espaço para o diálogo: sentindo-se valorizados, os colaboradores conseguem dialogar de forma aberta com a empresa, tirando dúvidas e sugerindo mudanças. Assim como os colaboradores possuem mais liberdade para o diálogo, o público externo também tem abertura para tal.
– Melhorar a imagem da empresa: mantendo a comunicação adequada tanto com o público interno quanto com o externo a empresa ganha credibilidade, autoridade e confiança perante esses públicos, tornando sua imagem mais positiva.
– Aumentar o alinhamento e a produtividade: quando os funcionários sabem exatamente as funções uns dos outros e mantém o diálogo constante, os problemas na produção são minimizados e, em consequência disso, a produção aumenta.
– Melhorar o clima organizacional: com uma comunicação adequada, os colaboradores sentem-se mais à vontade dentro da empresa, contribuindo para um clima interno positivo e trabalho agradável.
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