As antigas estações de trem brasileiras
O primeiro trecho ferroviário foi inaugurado no Brasil no ano de 1854, com apenas 14,5 quilômetros. E fazia a ligação entre o Rio de Janeiro e o início da Serra do Mar, no caminho para Petrópolis. A construção foi concedida a Irineu Evangelista de Souza, depois conhecido como o Barão de Mauá.
A partir desta iniciativa, vários outros trechos foram surgindo. Na época todo o transporte terrestre era somente por carroças, e assim o trem foi muito valorizado. Mas no século seguinte as ferrovias foram progressivamente abandonadas. O Brasil optou pelas rodovias, principalmente depois de 1956, com a chegada das primeiras montadoras, no governo de Juscelino Kubitschek.
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Trecho entre Curitiba e Paranaguá, na serra do mar paranaense, por volta dos anos 1970.
O filme “Mauá, o imperador e o rei” trata da construção do primeiro trecho de ferrovia no Brasil. Veja o trailer acima..
Veja como eram as estações típicas do século passado nas fotos abaixo.
Chegada do trem a cidade de Mandaguari, no Paraná, nos anos 1950.
Estação de trem de Curitiba, hoje preservada como museu ferroviário dentro de um shopping.
Estação de Araucária no Paraná em 1926.
Estação de trem em Palmares, Pernambuco.
Cornélio Procópio sem data, no Paraná.
Londrina no Paraná em 1936.
Estação de Mallet no Paraná em 1980.
Estação de Ibiporã no Paraná sem data.
Estação Canoinhas em Santa catarina, sem data..Estação Canoinhas, Santa catarina, sem data.
Este mapa ferroviário de 1937 mostra como a malha cresceu no século passado.
– Memória Brasileira