O segundo maior acidente aéreo do Paraná
Foi um avião Convair como este, da foto acima, que caiu em 1958, perto da Colônia Muricy, em São José dos Pinhais. Foi o maior acidente aéreo da história do Paraná, com 18 mortos, entre os 24 ocupantes. O final da tarde era de chuva forte e o avião pode ter sido atingido pelo vento, quando se preparava para descer no Affonso Pena.
,
Vídeo sobre o acidente.
,
Foi o segundo acidente do Paraná em número de mortes: Morreram o então senador e ministro da Justiça, Nereu Ramos, o governador de Santa Catarina, Jorge Lacerda, e o deputado federal Leoberto Leal. Entre os mortos estavam ainda os cinco tripulantes, e o padre Osvaldo Gomes, um dos fundadores do Colégio Nossa Senhora Medianeira. O avião tinha saído de Porto Alegre, com escala em Florianópolis.
Em Curitiba o piloto sobreava a região, esperando autorização para descer, que viria da torre de controle do aeroporto. Mas houve preferência para uma decolagem. O avião da Cruzeiro, pilotado pelo comandante Licínio Correia Dias, caiu logo a seguir na região de Capão do Cerrado, próximo à Colônia Muricy, em São José dos Pinhais, a 30 quilômetros de Curitiba.
.
.
Nota da Aeronáutica no histórico de acidentes:
6 De Junho – O avião Convair CV-440 da Cruzeiro do Sul, procedente de Florianópolis (SC), acidentou-se durante o pouso em São José dos Pinhais, vitimando 18 dos 24 ocupantes. Também faleceram no acidente o Ex-Presidente da República Nereu Ramos, o Governador de Santa Catarina Jorge Lacerda e Leoberto Leal, então deputado federal.
.
.
Os jornais da época:
.
.
.
.
.
.
Veja abaixo as fotos do acidente, postadas por Beatriz Brito, de São José dos Pinhais. Ela conta que o avô Rolf era taxista e gostava de fotografia. Estas fotos foram feitas por ele, no dia do acidente. O taxista, já falecido, dizia não haver outro registro fotográfico do caso.
.