O fim da Rádio Globo AM e suas afiliadas
A tradicional Rádio Globo de São Paulo saiu do ar no dia 31 de maio de 2020. Na época a Revista Meio e Mensagem informava que este passo fazia parte de uma estratégia do Sistema Globo de Rádio. O objetivo, segundo esta versão oficial, era parar definitivamente a operação no estado, concentrando os seus esforços no mercado do Rio de Janeiro.
Segundo o comunicado, com o encerramento da rádio, que ocupava a frequência FM 94.1 no dial em São Paulo, a empresa “fecha o ciclo da rede de transmissão para todo o Brasil, como uma rede”.
A publicação informava ainda que, desde julho do ano de 2019, o Sistema Globo de Rádio tinha foco em uma programação voltada ao público jovem popular. E partir do dia 1 de junho, a emissora centrou neste segmento, ocupando apenas a frequência FM 98.1, no Rio de Janeiro.
Além da programação musical, a emissora FM manteve informações jornalísticas em sua programação, assim como esportivas, com a colaboração da equipe do Futebol Globo CBN.
O Sistema Globo de Rádio tinha feito um grande esforço para ampliar a rede de emissoras afiliadas nos anos 1990, que eram principalmente AM. Mas o modelo popular tradicional da emissora não sobreviveu ao crescimento das emissoras regionais FM, com a sua programação musical da nova linha popular sertaneja.
Com baixas audiências e vendas, as afiliadas foram progressivamente se desligando do Sistema Globo de Rádio, que acabou encerrando as atividades.
José Wille
Veja abaixo mais informações sobre a história da Rádio Globo:
O informativo “O Globo no Ar” em 1995:
Veja abaixo o anúncio divulgado pela Rádio Globo do Rio de Janeiro no ano de 1950. A publicação era da revista “Vida Doméstica”.
E se você se interessa pelo assunto, clique aqui para abrir o grupo “Memória do Rádio Brasileiro”, criado por este portal.
.
– Memória Brasileira